sábado, 2 de fevereiro de 2008

Care recolhe material reciclável no Palácio dos Despachos


Foto: Janaína Santos/ASN
21/09/07 - 14h21
Durante a manhã desta sexta-feira, 21, uma equipe da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) esteve no Palácio dos Despachos realizando a coleta de material reciclável. Esta foi a concretização da parceria firmada entre o Governo do Estado e a Cooperativa para formar a consciência ambiental dos funcionários da Casa.

O material recolhido foi conseqüência de nove dias da seleção do lixo produzido no próprio Palácio. Todos os funcionários de cada setor se empenharam em realizar a coleta seletiva, que rendeu cerca de 200 quilos de material reciclável, entre papel, plástico, alumínio e metal. De acordo com a demanda do lixo produzido, será estabelecida a escala de recolhimento do material no prédio.

Segundo a assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), Nanah Alves, fazer a seleção no local do trabalho está conscientizando os funcionários a realizarem o mesmo processo em suas casas. "É com uma atitude simples, fruto de um projeto simples, que estamos desenvolvendo ações benéficas para a sociedade", disse a assessora.

Outros órgãos do Governo do Estado já estão envolvidas neste projeto. As secretarias de Estado da Administração (Sead) e a de Fazenda (Sefaz) e a Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis) já estão selecionando o lixo produzido. A intenção é instituir a coleta seletiva nos órgãos públicos, ato que está envolvido no Projeto Ecosabedoria, que engloba ações do Governo do Estado em prol do meio ambiente.

Valores

O ex-catador de lixo Gilberto das Virgens, que vivia ao redor de muita sujeira e desperdício na lixeira localizada no bairro Santa Maria, reconhece a mudança na sua vida a partir desses valores aplicados dentro do trabalho dele na Care. "Saber que se está fazendo um trabalho que vai ajudar o planeta me orgulha muito", declarou Gilberto.

Ele trabalha na Cooperativa há mais de cinco anos e conta que em apenas um dia, através das parcerias firmadas pela Care, eles recolhem cerca de uma tonelada de lixo. "É bom quando percebemos que as pessoas entendem o valor de separar o lixo feito por eles. Ficamos muito felizes quando o telefone toca e é gente pedindo que a gente vá buscar o material", disse ele.

Dia da Árvore

Além do recolhimento do material reciclável, realizado para marcar as comemorações do Dia da Árvore, celebrado nesta sexta-feira, 21 de setembro, foram plantadas duas mudas de árvores na área do Palácio dos Despachos, uma de pau-brasil e outra de Ipê Rosa.

Nenhum comentário: